sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Elementos preparatórios.

A ginástica artística feminina tem quatro aparelhos: salto sobre mesa, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo. Cada um desses aparelhos tem características, elementos e exigências de composição específicos. Vou apresentar os aparelhos um a um, iniciando pelo solo.

Os elementos de solo são divididos em dois grupos: elementos acrobáticos e elementos de dança. Entre os elementos acrobáticos existem elementos preparatórios que servem para dar impulsão antes da realização dos exercícios mais difíceis. Você já deve ter ouvido a expressão “rondada, flic flac” durante as transmissões de ginástica. Rondada e flic flac são os elementos preparatórios mais comuns. Mas existem outros. Esses são os elementos preparatórios:

Rondada ou rodante: é como uma estrela, mas tem fase de voo (um momento em que nenhuma parte do corpo toca o chão) e termina com as duas pernas juntas. Serve para dar impulsão antes de elementos que começam de costas.

Flic flac: elemento para trás realizado depois da rondada.





Reversão: realizada para impulsionar elementos para frente. Começa com uma perna e termina com as duas juntas.




- Flic flac para frente: realizado depois da reversão, começa e termina com as duas pernas juntas.




Nesse vídeo da ginasta Lilia Podkopayeva http://br.youtube.com/watch?v=6MDMVjrWtc8 , todos esses elementos podem ser observados. Reversão, seguida de flic flac para frente em todas as passadas, exceto na última (rondada + flic flac).

Nem todas as ginastas realizam esses elementos antes das passadas. Varia de acordo com o gosto de cada uma. Algumas, como Yelena Produnova (http://br.youtube.com/watch?v=Yiu-HF3-fZU), têm tanta impulsão para elementos para frente, que nem precisam de reversão. Poucas ginastas fazem flic para frente depois da reversão, como a Lilia fazia, porque é um elemento que precisa de muita técnica para impulsionar corretamente. E é raro, mas existem ginastas que não fazem flic flac depois da rondada. Um exemplo é a russa Yulia Lozhecko (http://br.youtube.com/watch?v=jcMrT6IyDZE).

As notas

Acho que o melhor jeito para começar a entender as apresentações em qualquer aparelho, é entender como são feitas as notas.


As notas que as ginastas recebem depois de uma apresentação se compõem da soma de duas notas:

  • Nota A, nota de partida, ou nota de dificuldade – varia de acordo com o nível de dificuldade da série. Quanto mais difíceis os elementos apresentados, maior a nota A.
  • Nota B ou nota de execução – parte de 10 e vai sendo decrescida a cada falha cometida pela ginasta durante a apresentação. Quanto mais erros a ginasta cometer, menor será a nota B.

Logo, para receber uma boa nota, a ginasta precisa executar uma série com o máximo de dificuldade e o mínimo de falhas possível. Não adianta fazer uma série com elementos super-difíceis e cometer falhas graves, da mesma forma que não adianta ter uma execução perfeita, mas só fazer elementos fáceis.


Na nota A a ginasta ganha ponto de três formas:

  • Soma dos valores dos oito elementos mais difíceis apresentados durante a série: cada elemento tem um valor de 0.1 a 0.7 ponto.

  • Bônus por cumprir as exigências: cada aparelho tem cinco exigências. A ginasta recebe 0.5 ponto a cada exigência que cumprir. Cumprindo todas as cinco exigências, a ginasta ganha 2.5 pontos.

  • Bônus por ligação de elementos: sempre que realiza dois ou mais elementos difíceis ligados, sem hesitação ou desequilíbrio, a ginasta pode receber 0.1 ou 0.2 ponto a mais.

Os elementos têm os valores estabelecidos no código de pontuação da seguinte forma:

Elementos de valor A valem 0.1 ponto.

Elementos de valor B valem 0.2 ponto.

Elementos de valor C valem 0.3 ponto.

Elementos de valor D valem 0.4 ponto.

Elementos de valor E valem 0.5 ponto.

Elementos de valor F valem 0.6 ponto.

Elementos de valor G valem 0.7 ponto.


Na nota B existem descontos de 0.1 para erros leves, 0.3 para erros médios, 0.5 para erros graves e 1.0 para quedas. Os erros mais comumente cometidos pelas ginastas são desequilíbrios, pernas separadas nos mortais, pernas dobradas, chegadas com o tronco muito baixo, giros fora do eixo, falta de flexibilidade nos saltos, etc. As ginastas de elite geralmente recebem nota B entre 8.4 e 9.2.

Seis jurados calculam a nota B individualmente durante a apresentação da ginasta. Ao fim da apresentação, cada um dá sua nota. Dentre as seis notas, a maior e a menor são descartadas e é feita a média das quatro restantes.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Primeira Postagem

Oi pessoal! Meu nome é Philipe (conhecido também como PH) e acompanho a Ginástica Artística desde 2007. Desde que descobri o esporte, sempre me interessei em entender como se dava a pontuação, aprender o nome dos elementos, conhecer as ginastas, etc. Ginástica é um esporte complexo, que precisa de um mínimo de conhecimento para ser bem apreciado. Eu passei um tempo aprendendo, e aprendo muito até hoje, porque não era fácil encontrar informações e respostas para tantas perguntas que eu sempre tinha. E é com o objetivo de ajudar pessoas como você, que se interessaram em aprofundar o conhecimento em ginástica que eu criei esse blog.

A partir das próximas postagens, vou postar o máximo de informações de forma organizada, sempre visando um aprendizado. Que esse espaço possa se tornar um poço profundo de conhecimento.

Peço que sempre comentem por aqui, seja perguntando, esclarecendo dúvidas, discutindo, fazendo sugestões, pedidos, etc. Isso com certeza vai me ajudar e me motivar a sempre continuar postando mais informações.

=]