quarta-feira, 18 de março de 2009

Saltos sem afastamento.

Salto estendido. Mantém o corpo completamente esticado. Pode ter até 1,5 giro na trave e 2 giros no solo.

Trave: http://www.youtube.com/watch?v=EyY0LaY5XGM (0:35 – salto estendido com 1,5 giro, valor C). Esse é um salto bem raro. Precisa de muito equilíbrio e facilidade com giros.

Solo: http://www.youtube.com/watch?v=4ScXcB1fR4Y (0:44 – salto estendido com duplo giro, valor B).


Salto grupado (tuck jump). Os joelhos devem ficar juntos e paralelos ao solo. Pode ter até 1,5 giro na trave e 2 giros no solo.

Trave: http://www.youtube.com/watch?v=8DuPE7fUar8 (0:45 – salto grupado com 1,5 giro, valor C). Salto raríssimo! Não foi bem completado, porque precisa de muita velocidade de giro.

http://www.youtube.com/watch?v=soNQ_Uu-3mU (0:14 – salto grupado com 1 giro, valor B). Esse salto era bastante comum nas séries 2001-2004 por ser relativamente fácil e dar pontos naquela época. Hoje em dia é incomum porque não tem mais valor elevado.

Solo: praticamente todas as séries do ciclo de 2004 tinham salto grupado com duplo giro pelo mesmo motivo anterior (valor B atualmente). Nem todas completavam de fato.


Salto carpado (pike jump). Pernas estendidas, unidas e paralelas ao solo.

Trave: http://www.youtube.com/watch?v=OXekLFz2x28 (0:57, valor A). É raro colocarem giros no salto carpado. Não lembro de ter visto. É difícil chegar com os dois pés na horizontal.

Solo: incomum.


Salto do lobo (wolf jump, wolf hop). Uma perna estendida paralela ao solo e a outra dobrada. Joelhos unidos. Pode ter até um giro na trave e 2 giros no solo.

Trave: quase todas as séries de trave têm salto do lobo na sequência de saltos, pois é o salto mais simples presente no código atual. O salto do lobo pode começar com um pé ou com os dois juntos (são chamados de jump todos os saltos que começam com os dois pés e de hop os saltos que começam de um pé e terminam nesse mesmo pé).

http://www.youtube.com/watch?v=KDrsdXGCEaQ&feature=related (0:18 – salto do lobo com pirueta (C), mais um salto do lobo em 1:29, valor A). Existe ainda o salto do lobo com meia volta (valor B).

Solo: http://www.youtube.com/watch?v=DVPJxS2Sq20 (0:55 – salto do lobo com pirueta, valor B). Existem ainda salto do lobo com 1,5 giro (valor C) e salto do lobo com duplo giro (valor D). Assim como na trave, podem partir de um pé ou dois.


Salto galope (cat leap). Uma perna fica paralela ao solo de cada vez. Joelhos flexionados. Pode ter até dois giros no solo.

Trave: muito raro por ser muito simples e não dar pontos.

Solo: muito comum nas séries do ciclo de 2004 a sequência “salto galope com duplo giro + salto galope com 1,5 giro” (B+B atualmente, mas na época valia muitos pontos). Catalina Ponor faz essa sequência em http://www.youtube.com/watch?v=8mcpQjZfseg&feature=related (0:48).