domingo, 30 de agosto de 2009

Saltos com arqueamento da coluna

Os saltos com arqueamento da coluna sempre têm um valor elevado principalmente na trave, pois ao jogar a cabeça para trás, a ginasta perde totalmente a visão do aparelho. Para a execução de todos eles, o pé que fica atrás deve alcançar a altura da linha da cabeça, ou serão deduzidos pontos. Outros descontos são arqueamento insuficiente ou não levar a cabeça para trás.

Double stag. As duas pernas ficam dobradas. Valor B na trave e A no solo.


Salto cortada ou espacate com pé na cabeça. Ambos partem de impulsão com uma perna, mas no salto espacate com pé na cabeça, a perna que impulsiona vai para trás, enquanto na cortada com pé na cabeça, a perna que impulsiona fica à frente. Em ambos a perna à frente precisa estar paralela ao solo. Para entender melhor, procure por salto espacate e cortada nos posts anteriores. (http://www.youtube.com/watch?v=oRjLNr-gK7I - spacate com pé na cabeça [valor C na trave e B no solo]: 0:57; cortada com pé na cabeça [valor E na trave e C no solo]: 0:33). http://www.youtube.com/watch?v=JQnmVqTBz6s - cortada com pé na cabeça perfeita em slow-motion em 0:34.

Salto sheep. Os dois pés tocam a cabeça ao mesmo tempo. Os joelhos devem permanecer unidos. É bastante comum na trave. Valor D na trave e B no solo.

Yang Bo. Partindo da impulsão com as duas pernas ao mesmo tempo. Os dois pés devem estar acima da horizontal (mais de 180º de abertura) e os joelhos esticados. Valor D na trave, inexistente no solo. É muito raro encontrar um Yang Bo bem executado. É necessária muita elasticidade. (http://www.youtube.com/watch?v=FjVWelK5TR4 - Yang Bo perfeito em 1:05; salto sheep em 0:25; cortada com pé na cabeça em 0:37).