segunda-feira, 4 de maio de 2009

Saltos com afastamento

Salto espacate (split leap / split jump). Afastamento das pernas 180º, sendo descontado caso não fique paralelo ao solo ou não atinja a separação de 180°. Presente em praticamente todas as séries de trave para cumprir a exigência de saltos. Comumente aparece na sequência “salto espacate + salto do lobo”. No solo é bem comum o salto espacate partindo de um pé com um ou 1,5 giro. Mas existem muitas variações desse salto, como será apresentado a seguir.


• Salto espacate partindo de um pé (valor A).
A perna de trás que dá a impulsão para o salto. Começa de um pé e finaliza no outro. http://www.youtube.com/watch?v=2cGnaXWTJZI (0:33).

• Salto espacate partindo de um pé com pirueta (valor D na trave e C no solo).
http://www.youtube.com/watch?v=0e9ZYvCbHSI (0:44). Exige muito equilíbrio.
http://www.youtube.com/watch?v=pALC4dxVbQU# (0:51). No solo é chamado de Strug. É bastante comum nas séries atuais, por ser relativamente fácil.

Salto espacate partindo de um pé com 1,5 pirueta (valor D no solo. Não existe na trave). http://www.youtube.com/watch?v=dXKAcyahoiM (1:19). É chamado de Gogean. Precisa de giro muito rápido e ótima flexibilidade. É comum perder pontos por não atingir 180° de separação ou não completar a rotação.

Salto espacate partindo dos dois pés (split jump, valor A). Os dois pés partem e chegam ao solo ao mesmo tempo. Bastante comum nas séries de trave. http://www.youtube.com/watch?v=1lzjjUFH9Ak (0:20, o segundo salto da sequência).

• Salto sissone (valor A).
Como o salto anterior, mas parte de ambos os pés e um pé chega ao chão de cada vez e não fica paralelo ao solo, ao contrário dos demais. Bastante comum nas séries de trave. http://www.youtube.com/watch?v=1lzjjUFH9Ak (0:18, o primeiro salto da sequência).

Salto espacate partindo dos dois pés com pirueta. (valor C na trave e B no solo). http://www.youtube.com/watch?v=05NWraYp9JI (0:52)

Salto espacate partindo dos dois pés com 1,5 pirueta (valor C no solo, não existe na trave). Precisa de muita impulsão para completar a rotação. http://www.youtube.com/watch?v=fpH7_C114jY (0:17).



Salto afastado. (straddle jump).
Salto carpado com pernas afastadas. As duas pernas devem ficar ligeiramente apontadas para cima.
Trave: http://www.youtube.com/watch?v=cwKArPkUSg4 (1:01 – Salto afastado com pirueta, valor C). Salto afastado simples vale A. Os saltos afastados ao apoio facial foram retirados do código de pontuação este ano. Desconheço a razão que levou a isso.
Solo: afastado com pirueta no solo é chamado de Popa (valor B). Existe ainda Popa com meia volta, ou seja, afastado com 1,5 giro (http://www.youtube.com/watch?v=GgfaxSeFQ5I – 0:54, valor C). Outro afastado interessante é o afastado ao apoio facial, chamado de Shushunova (mesmo vídeo, 0:36, valor A). Pode ter até 1 giro (valendo então C).

5 comentários:

  1. Olá Philipe,

    Adorei a sua iniciativa!
    Infelizmente não sei muito sobre GO...
    E o seu blog é muito importante para pessoas como eu!
    Gostaria de saber quais são os movimentos acrobáticos que a Jade fez no Pan de 2007.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigado pelos elogios! Esse blog foi pensado para pessoas que estão aprendendo GO, exatamente como você! Continue acompanhando. Em breve postarei mais informações sobre saltos de dança. :)

    Os movimentos acrobáticos da série de solo de Jade em 2007 foram os seguintes:
    1ª passada: duplo mortal esticado (valor F).
    2ª passada: 1,5 pirueta + 1 pirueta para frente (valor C+C [+.1 de ligação]).
    3ª passada: duplo mortal carpado com pirueta (tsukahara carpado, valor E).
    4ª passada: duplo mortal carpado (valor D).

    Um abraço, Ph.

    ResponderExcluir
  3. nossa q merda naum ta teno oq eu quero

    ResponderExcluir
  4. EU QUERIA O SALTO CARPADO AFASTADO.MAS SEU SITE É MUITO BOM.

    ResponderExcluir