sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

As notas

Acho que o melhor jeito para começar a entender as apresentações em qualquer aparelho, é entender como são feitas as notas.


As notas que as ginastas recebem depois de uma apresentação se compõem da soma de duas notas:

  • Nota A, nota de partida, ou nota de dificuldade – varia de acordo com o nível de dificuldade da série. Quanto mais difíceis os elementos apresentados, maior a nota A.
  • Nota B ou nota de execução – parte de 10 e vai sendo decrescida a cada falha cometida pela ginasta durante a apresentação. Quanto mais erros a ginasta cometer, menor será a nota B.

Logo, para receber uma boa nota, a ginasta precisa executar uma série com o máximo de dificuldade e o mínimo de falhas possível. Não adianta fazer uma série com elementos super-difíceis e cometer falhas graves, da mesma forma que não adianta ter uma execução perfeita, mas só fazer elementos fáceis.


Na nota A a ginasta ganha ponto de três formas:

  • Soma dos valores dos oito elementos mais difíceis apresentados durante a série: cada elemento tem um valor de 0.1 a 0.7 ponto.

  • Bônus por cumprir as exigências: cada aparelho tem cinco exigências. A ginasta recebe 0.5 ponto a cada exigência que cumprir. Cumprindo todas as cinco exigências, a ginasta ganha 2.5 pontos.

  • Bônus por ligação de elementos: sempre que realiza dois ou mais elementos difíceis ligados, sem hesitação ou desequilíbrio, a ginasta pode receber 0.1 ou 0.2 ponto a mais.

Os elementos têm os valores estabelecidos no código de pontuação da seguinte forma:

Elementos de valor A valem 0.1 ponto.

Elementos de valor B valem 0.2 ponto.

Elementos de valor C valem 0.3 ponto.

Elementos de valor D valem 0.4 ponto.

Elementos de valor E valem 0.5 ponto.

Elementos de valor F valem 0.6 ponto.

Elementos de valor G valem 0.7 ponto.


Na nota B existem descontos de 0.1 para erros leves, 0.3 para erros médios, 0.5 para erros graves e 1.0 para quedas. Os erros mais comumente cometidos pelas ginastas são desequilíbrios, pernas separadas nos mortais, pernas dobradas, chegadas com o tronco muito baixo, giros fora do eixo, falta de flexibilidade nos saltos, etc. As ginastas de elite geralmente recebem nota B entre 8.4 e 9.2.

Seis jurados calculam a nota B individualmente durante a apresentação da ginasta. Ao fim da apresentação, cada um dá sua nota. Dentre as seis notas, a maior e a menor são descartadas e é feita a média das quatro restantes.

9 comentários:

  1. Às vezes eu ouço "duplo twist com meia volta" e "tsukahara half in half out", mas não consigo ver diferença. Gostaria de saber qual é a diferença entre eles. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano!

    Esses são dois movimentos muito comumente confundidos. A principal diferença entre os dois está na meia volta inicial.

    A gente sabe que todos os twists são meia volta na posição estendida + mortal pra frente (em qualquer posição). Já o tsukahara que você falou é um mortal que sempre mantém a posição grupada.

    Então, dividindo cada um desses mortais em partes, fica assim:

    Duplo twist grupado com meia volta:
    1. Meia volta para frente na posição estendida;
    2. Duplo mortal grupado para frente;
    3. Meia volta adicional no final do segundo mortal, antes da chegada.

    Tsukahara half in half out:
    1. Primeiro mortal - grupado para trás com meia volta;
    2. Segundo mortal - grupado para frente com meia volta.

    Lembrando que todos os twists são considerados mortais para frente. O tsukahara é um mortal para trás.
    2.

    ResponderExcluir
  3. Olá^^

    Eu simplesmente amo ginástica desde pequena. Eu vi Luisa Parente competir em Havana e Barcelona, o que me deixou feliscíssima (antes, em Seul, eu tinha 3 anos, logo, não me lembro).

    Tenho como paixões as rotinas de Jade Barbosa e, principalmente, Sandra Izbasa no solo. Lindas, delicadas, fortes.

    Detesto a Shawn Johnson como pessoa, mas como ginasta...sem comentários. As passadas dela na trave são um crime! Somente ela conseguiu fazer flic, flic mortal estendido para trás na trave!

    Meus mortais favoritos são o Tsuhahara Carpado (lindo), o Duplo com Dupla (maravilhoso) e a Tripla Pirueta (o mais bonito de todos, quando bem executado).

    Uma dica de filme: "Stick it!" é sobre ginástica, sobre a dura rotina das meninas todos os dias, em todas as competições. Eu oi tenho no computador, mas ele é achado nas Lojas Americanas (R$ 44,90, bem salgado).

    Obrigada pelo blog, e espero que logo seja colocada aqui a lista de elementos obrigatórios, como os giros ginásticos. Também gostaria de saber mais saltos proibidos para as meninas, além do Thomas Salto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata! ^^

    Vou postar em breve uma relação dos principais saltos de dança. Em seguida, atendendo ao seu pedido, vou falar dos elementos proibidos. Obrigado por comentar e espero mais visitas suas. :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi... Olha eu aqui novamente!!!!!!

    Por que a maioria das ginastas terminam suas séries no solo com o duplo mortal carpado? Por que é uma exigência?
    Todos os mortais com rolamento são proibidos para as meninas ou há exceções? Quais são os mortais proibidos (caso saiba)?
    Tem como você detalhar a "nota A" de Daiane dos Santos na final por equipes em Pequim 2008 (passo a passo)? E os seus descontos você sabe mais ou menos (exemplo: afastamento de pernas, desvio de diagonal, passos na chegada)?

    Muito Obrigado!!!!! Parabéns pela 'cara nova' do blog!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom?
    gostei muito do seu Blog..rss!!!
    vc poderia me esclarece...
    a nota de dificuldade da ginasta é a soma dos 10 elementos ou dos oito elementos mais dificeis de sua série?
    ObrigadO!!!

    ResponderExcluir
  7. Paulo Marcos, aqui minhas futuras postagens:
    - Giros,
    - Piruetas no solo,
    - Ligações no solo,
    - Ligações na trave,
    - Análise da série da Daiane, como você pediu.
    - Elementos proibidos.

    É uma exigência terminar a série com um elemento de valor D. A maioria das ginastas considera o duplo carpado como o movimento D mais fácil de ser realizado. Todos os mortais ao rolamento foram banidos da ginástica feminina.

    E no código atual (desde 2009), são considerados apenas os 8 elementos mais difíceis.

    ResponderExcluir
  8. Deixa eu ver se estou correto... Se terminar a série com um elemento de valor D é uma exigência, ou seja, a ginasta recebe 0.5 ponto por ter cumprido essa exigência, porque então nem todas terminam a série com um elemento de valor D? Pelo que eu entendi, terminando com um duplo carpado a ginasta ficaria com 0,4 do salto + 0,5 por ter cumprido a exigência. Se ao invés disso ela terminar com um tsukahara ela recebe apenas os 0,5 sem receber o da exigência. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Não, não. Ela terminando com qualquer elemtento de valor D ou mais recebe a exigência. Então quem termina com tsukahara recebe 0.5 pelo mortal e 0.5 pela exigência. Possibilidades pra finalizar a série:
    - De valor D: duplo grupado, duplo carpado, 2.5 pirueta pra trás, dupla pirueta pra frente.
    - De valor E: duplo twist grupado, duplo grupado pra frente, tsukahara, tripla pirueta etc.
    - Ligações: 2.5 pirueta + qualquer mortal, dupla pra frente + qualquer mortal.

    Todos esses cumprem a exigência.

    ResponderExcluir