quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Giros

Olá, pessoal! Depois de um longo período sem postar (terceiro ano do ensino médio é complicado!), finalmente estou de volta, com tempo livre para voltar a me dedicar ao blog.

Hoje, finalizando a parte de dança, vamos trabalhar os giros, exercícios admiráveis, que, por trás de aparente simplicidade, exigem técnica apurada e absoluto controle do eixo corporal. Um giro bem realizado apresenta beleza inigualável.

Em ginástica artística, os giros consistem basicamente em rotações do corpo no eixo vertical sobre o apoio da meia ponta de um dos pés (região entre os dedos e o calcanhar). A partir do momento em que o calcanhar ou o outro pé toca o aparelho, a contagem das rotações é interrompida.

Na ginástica feminina atual, a maioria absoluta dos giros são realizados em seis posições básicas:

1. Giro com perna livre abaixo da horizontal (giro simples);

2. Giro com perna livre elevada a 90º - paralela ao solo - sem o apoio das mãos (giro em L);

3. Giro com perna livre elevada a 180º - perpendicular ao solo - com o apoio das mãos (giro em espacate);

4. Giro em attitude.

5. Giro em posição grupada, com perna livre estendida;


6. Giro do mergulhador (Illusion turn).

Nos exercícios de solo, os giros aumentam de valor a cada rotação completa (360º) realizada, enquanto que na trave, elevam de valor a cada meia rotação (180º). Desse modo, um ocasional 3,5 giro no solo é contado como apenas 3 giros. É fundamental que a posição seja sustentada ao longo de todo o exercício para que seu valor seja devidamente considerado.

Outras deduções para giros são:
Rotação fora do eixo;
Imprecisão (quando a posição ou o número de rotações não é bem definida);
Técnica insuficiente.
Desequilíbrio.

Abaixo selecionei alguns vídeos com os giros existentes no código de pontuação e seus valores na trave e no solo.
Giros na trave: http://www.youtube.com/watch?v=9PXMxoUOnw0
Giros no solo: http://www.youtube.com/watch?v=WlCyqmkyeFg

Algumas curiosidades sobre giros:
- Sanne Wevers é a atual ginasta com mais giros na série de trave. Consegue realizar Okino (triplo giro, o mais difícil na trave, de valor E), diversas ligações com giros, e ainda criou seu próprio elemento, o duplo giro com perna a 90º. http://www.youtube.com/watch?v=4w0a_OrEd2c&feature=PlayList&p=80D6D791AEBAEC86&playnext=1&playnext_from=PL&index=28

- A italiana Paola Galante criou recentemente 1,5 giro com a perna em espacate na trave. http://www.youtube.com/watch?v=2Gx-fizG5po

- Catalina Ponor realizava um duplo giro com o pé na cabeça, que não existe no código de pontuação, e provavelmente valeria D no código atual.http://www.youtube.com/watch?v=hHKSnZEmwIw (0:34)

Os giros nomeados no código:
Triplo giro na trave - Okino.
1 1/4 giro de costas na trave - LiLi.
2,5 giro agachado na trave - Humphrey.

Duplo giro em espacate no solo - Memmel.
Duplo giro em attitude no solo - Semenova.
Quádruplo giro no solo - Gommez

8 comentários:

  1. Philipe,
    Parabéns pelo blog. Está ficando muito bom. Continue assim. Existe pouca coisa que explique a ginástica artistica na internet. Quanto mais se aprende sobre a ginástica, mais se gosta dela. Estou aguardando as atualizações sobre os outros aparelhos. Gosto muito da trave, assimétricas e barra fixa. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Leandro! Em breve postarei mais informações!

    ResponderExcluir
  3. Philipe,
    Parabéns pelo blog. Adoro este esporte maravilhoso, tiro muitas duvidas sobre ele no seu blog, é meu esporte preferido. Realmente não tem muitas informações sobre esse esporte na net,por isso venho sempre a seu blog para tirar muitas duvidas de videos e coberturas que vejo pelo tv. Um abração! espero atualizações, gostaria que vc postace um pouco sobre as barras assimétricas! boa sorte!
    Ass: Matheus w.

    ResponderExcluir
  4. Oiii...
    Tenho a impressão q a série de giros das brasileiras no solo é sem sal.Elas nunk inovam. sempre fazem duplo giro simples, ou 1 giro com "perna livre elevada a 90º" .Eu acho q elas deveriam colokar triplo giro na posição simples e algum outro tipo de giro ( talvez duplo giro com "perna livre elevada a 90º") pra compensar o fato de as acrobacias ñ serem de primeira linha. Pq a treinadora ucraniana Irina ñ deixa as meninas fazerem giros mais complexos e movimentos coreográficos mais completos???
    Beijinhos Ph... Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão simples assim. Um triplo giro pouquíssimas ginastas conseguem realizar ...Até um duplo giro é considerado um elemento com alto grau de dificuldade

      Excluir
  5. Concordo com vc. Existem giros que dão mais pontos q muitas passadas por aí!
    Duplo giro com perna elevada vale D, tanto quando um duplo carpado. Quádruplo giro (Gomez) vale E, o mesmo que um tsukahara! Se eu fosse técnico, daria bastante atenção a esses elementos de dança, pq dá pra ganhar muitos pontos com isso.

    ResponderExcluir
  6. Amigo eu queria saber se tem como a gente ficar sabendo o valores de cada movimento "a tabela de pontos.
    se tiver por favor me mande pelo e-mail.
    Douglascarmelengo@hotmail.com

    ResponderExcluir