domingo, 17 de janeiro de 2010

Piruetas!

Chegamos aos elementos mais comumente realizados nas passadas de solo: as piruetas!
São movimentos que valem a pena as ginastas aprenderem, pois, quando executadas com técnica adequada, tornam-se ótima estratégia para aumentar a nota de dificuldade do solo, além de possibilitarem uma evolução mais fácil e garantida. Uma ginasta que realiza muito bem uma dupla pirueta terá muito mais facilidade em aprender uma 2,5 pirueta em vez de um duplo mortal carpado, por exemplo.

Piruetas não exigem muita altura, mas exigem bom controle do eixo e rotação rápida. Os descontos mais comuns nas piruetas são: pernas cruzadas, joelhos dobrados, giro fora do eixo, rotação insuficiente, além dos descontos comuns a todos os mortais, como chegada com tronco baixo e passos.

Uma grande dificuldade para todos que estão começando a acompanhar a ginástica é a contagem do número de piruetas, devido à velocidade do movimento. Para ajudar na identificação, a primeira coisa a observar é se o elemento é para frente (vindo da reversão ou de uma pirueta que termine de frente) ou para trás (vindo de rondada+flic flac). Daí, observa-se a chegada, e depois dessas duas análises, fica muito mais fácil descobrir o número de rotações.

Se a pirueta começa para trás e termina na mesma direção, há três possibilidades: podem ter sido uma (valor B), duas (valor C) ou três (valor E) rotações. Como o valor de 1 pirueta para trás é muito baixo, é raríssimo encontrar alguém executando. Logo, você ficará em dúvida se foi dupla ou tripla pirueta. Pela velocidade da rotação dá para descobrir. Geralmente as ginastas chegam “faltando rotação” na tripla, enquanto é bem mais fácil completar as rotações de uma dupla.
Aqui uma montagem apenas com triplas piruetas: http://www.youtube.com/watch?v=mL0LD5GA33c

Se a pirueta começa para trás e termina na direção contrária (de frente), há três possibilidades: 1,5 (valor C) ou 2,5 (valor D) ou 3,5 (valor F) pirueta. Mas 3,5 pirueta até hoje só foi realizado por duas ginastas. Logo, a dúvida ficará entre 1,5 e 2,5. Essa dúvida poderá ser facilmente resolvida do mesmo modo que no exemplo anterior.

Caso a pirueta comece para frente e termine na mesma direção, há apenas duas possibilidades: 1 (valor C) ou 2 (valor D) piruetas para frente. Uma boa forma de observar esse exemplo é na série da Nastia Liukin, em que ela realiza a ligação de pirueta para frente + dupla pirueta para frente. http://www.youtube.com/watch?v=otEMlKTb9Xk (0:33. Veja também no replay)

E, finalmente, caso comece para frente e termine na direção contrária (para trás), há também duas possibilidades: 1,5 (valor C) ou 2,5 (valor E) piruetas para frente, sendo o segundo movimento bastante raro.

Recapitulando os valores:
Piruetas para trás. 1=B. 1,5=C. 2=C. 2,5=D. 3=E. 3,5=F.
Piruetas para frente. 1=C. 1,5=C. 2=D. 2,5=E.

14 comentários:

  1. Oi Fhilipe... Tudo bom?
    quando uma ginasta faz uma ligação direta com piruetas (por exemplo: 2,5 seguida de 1 pirueta)
    como q somo a dificuldade?
    as duas é somada separadamente ou somo junto como se fosse um unico elemento?

    ResponderExcluir
  2. Conta cada uma como um elemento diferente. Um D e um C, no caso. E além disso você ainda vai somar o bônus de ligação depois de somar todos os elementos da série.

    1º: identifique os 8 elementos mais difíceis.
    2º: verifique se cumpriu todas as exigências.
    3º: some os bônus de ligação.

    Vou falar das ligações na próxima postagem.
    Abraço!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Philipe, primeiramente Parabéns pelo seu Blog, ele realmente é muito bom, tirei várias dúvidas que tinha a respeito de vários elementos da ginástica! Mas falando sobre o que eu realmente quero perguntar, é a respeito das duas únicas ginastas que conseguiram realizar 3.5 piruetas, por favor, sabe me dizer quem são? Fiquei muito curioso e não hesitei em perguntar rsrsrs.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Claro, Rafael! hahaha
    Olha, talvez outras ginastas também tenham conseguido, mas só conheço duas: Patricia Moreno, a criadora do movimento (em 2004) e Nastia Liukin (em 2005). Abaixo os vídeos.
    Obrigado pelo comentário! ^^ Abraço.

    Nastia: http://www.youtube.com/watch?v=pB7Ig6TT3xI
    Patricia: http://www.youtube.com/watch?v=NugIWyXZaUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu em 2013, digo hoje temos mckyla maroney e futuramente Rebeca andrade do brasil,que tentara uma quadrupla muitoooodificillll#

      Excluir
  5. As piruetas da Nastia Liukin são sensacionais. Deve ser muito difícil fazer a pirueta para frente seguida da dupla pirueta para frente. E ela costuma cravar tudo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog!!! Me passa seu e-mail para mantermos contato!

    r_mansera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Meu tu manja heim...
    Curto muito ginastica... parabéns

    ResponderExcluir
  8. Oii Ph. Parabéns pelo blog,tá ótimo...
    1)E o Whip ?? Ele, na verdade, é um mortal esticado pra trás utilizado antes de acrobacias?
    2)Se uma ginasta utiliza-lo antes de uma acrobacia qualquer, ela estará cumprindo com a exigência do solo(+ de 1 acrobacia numa mesma passada) ?
    3)Se um ginasta realiza esse exercício e imediatamente executa outra acrobacia(assim como o Diego Hypólito: whip+ Dos Santos; ou a Ana Cláudia Silva: whip+ tripla pitueta) ele ganha bonificação por ter ligado esses dois elementos?Se a resposta for sim, quanto vale esta bonificação?
    4) A russa Anna Myzdrikova realiza tripla pirueta+ mortal grupado-trás no solo ( impressionante); Essa passada é compatível(em termos de valor) com qual outra passada? Talvez 2,5 pirueta-trás + 1 pirueta-frente ?

    Desde já obrigado.
    Espero que atualize o blog,pois vale a pena, hehehe...
    Beijões...

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei suas perguntas!

    1) O whip se diferencia do mortal pra trás por não marcar a posição esticada. Ele é mais considerado como um flic flac sem as mãos. Um jeito legal de diferenciar é observando o tempo que o corpo passa estendido e se as mãos estão junto ao corpo ou não.
    .
    2)Sim. A exigência pede qualquer acrobacia sem as mãos, e o whip cumpre com esse requisito.
    .
    3)No código feminino, a ligação de elementos A (como o whip) + E (por exemplo tripla pirueta ou duplo twist grupado) bonifica em 0.2. A ligação de 2 whips com qualquer elemento D bonifica em 0.1. Exemplo: whip + whip + duplo grupado.
    .
    4) A passada da Anna é um elemento E com 0.2 de ligação. No total ela recebe 0.7 ponto com essa passada. Equivale ao valor de
    -Duplo com dupla (G)
    -Duplo twist esticado (G)
    -Tsukahara esticado (G)
    -Whip + tripla (E+0.2)
    -Whip + duplo twist (E+0.2)
    etc.

    Caso restem outras dúvidas, pode perguntar. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Uau, esclareceu minhas dúvidas demais... vlw mesmo. *____* forte abraço S2 .

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de saber o seguinte: Este ano, a Daiane dos Santos fez dois whips seguidos e depois mais um flic flac e um duplo mortal grupado. Ela ganha quantos décimos no total? Eu gostaria de saber o número exato.

    ResponderExcluir
  12. Leandro, ela ganha:
    - o valor do duplo grupado (D = 0.4)
    - o valor da ligação (A+A+D bonifica 0.1)

    Total = 0.5.

    ResponderExcluir
  13. faltou pirueta simples (c)dupla (d)e tripla(f)mas geralmente o q é feito sao os duplos mortais com pirueta que tem um valor mais elevado e nao sao tao difíceis.fazer um Tsukahara é muito mais facil do q fazer uma 3,5 e os valores sao muito parecidos.

    ResponderExcluir